sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Restauração

Há alguns dias atrás, desloquei-me ao McDonalds para pedir um cheeseburger para o meu almoço. Até aqui nada de extraordinário mas enquanto esperava que me entregassem o meu pedido ouvi algo que me deixou especialmente estupfacta. Na caixa ao lado encontrava-se um casal de estrangeiros, aparentemente norte-americanos, que pediu vários produtos do estabelecimento entre os batatas. Como é normal fizeram o pedido em inglês, pedindo french fries. A rapariga da caixa estava com dificuldades em perceber o pedido mas quanto chegou a altura das batatas fritas não percebeu mesmo e para tentar desenrascar-se apontou para uma salada qualquer como que a perguntar se estavam a pedir uma salada.
Ora bem, nem toda a gente é obrigada a saber falar inglês, muito menos todas as suas variantes, mas numa superficie como aquela, que contracta maioritariamente jovens, acontecer uma cena como esta é inadimissivel. Estas pessoas deveriam pelo menos saber dizer o nome dos seus produtos e os seus constituintes. Mas para mim o mais absurdo é uma rapariga de 20 e poucos anos, se tanto, não saber falar inglês e não saber que batatas se designam french fries, uma expressão tipicamente norte-americana, cujo inglês é mais reconhecido do que o inglês britânico.
Além disso, recebem-nos de "trombas". Se não querem trabalhar ali, se se sentem infelizes, não o façam... há muita gente no desemprego que não se importaria nada de ali trabalhar e que nos receberia com um sorriso no rosto e se calhar ate falaria outras linguas.

Mas o que fazer? Vivemos num país de ignorantes, que além de não saberem não querem aprender e com superficies comerciais não preparadas para receber e atender quem quer que seja.
Saudações

Sem comentários: