sexta-feira, 4 de março de 2011

Noticias...

Pois bem estou de volta!!!

Tenho por hábito ver, regularmente, as noticias nos vários sites disponiveis para tal efeito pois raramente vejo noticias na televisão. Há uns dias atras vi umas noticias que deixaram-me... adivinhem lá, estupefacta (claro!) e aproveitei para discutir um pouco algo que tenho vindo aperceber-me nos ultimos tempos: Jornalismo de qualidade morreu ou pelo menos está em vias de extinção.

Pois então vou começar por uma que ficou gravada na minha memória há uns anos atrás (já não sei precisar quando). Nas determinadas eleições autarquicas estavam a cobrir como é normal os candidatos de Lisboa, especialmente o grande regresso de Pedro Santana Lopes, quando um jornalista a cobrir a sede de campanha deste enquanto aguardavam os resultados saí-se com esta magnifica... sei lá o que. "Pedro Santana Lopes dirige-se agora novamente para a sala de reuniões depois de ter estado na sala de imprensa que fica a uns 100 metros da primeira sala, assim como tem feito a noite toda. Quererá isto dizer algo?
Oh por amor de Deus!! O que puderá com isso querer dizer Pedro Santana Lopes? Andar de um lado para o outro feito barata tonta toda a noite é extremamente importante e precisa de ser reportado e filmado pois puderá significar algo muito importante! Agora que penso nisso, tem sim um grande significado sim... Pedro Santana Lopes e os seus acessores não souberam escolher uma sede de campanha que tenha duas salas proximas em que não seja preciso sair do edificio para ir de uma para outra. Jornalismo de qualidade é o que é!

Nos ultimos dias veio em vários jornais, revistas, biscoitos, sei lá... que Irina Shayk, namorada de Cristiano Ronaldo estaria gravida (atentem no pormenor que estaria e não que puderia estar) pois demonstrava uma pequena barriga e que seria esse o motivo para Cristiano Ronaldo ter viajado até Nova Iorque para pedir a mão (e espero que o corpo todo) de Irina em casamento, noticia esta que tambem ñ tinha sido confirmada. 1º A rapariga já não pode comer uma refeição mais farta e ficar um pouco inchada? Naquela magreza qualquer ervilha se nota! Já não pode usar uma roupa mais larga? Santo Deus deixam-na viver em paz. 2º Como é que jornalistas (pelos menos dizem que o são) publicam assim qualquer coisa que lhe vem à mente e afirma como se fosse uma certeza absoluta? 3º Quer tenha um pedido sido feito ou não é necessáriamente por a rapariga estar grávida? Até parece que ele tem grandes preocupações em ter bastardos. 4ºQuanto ao pedido... o rapaz já não pode fazer uma surpresa à namorada sem que seja logo um pedido de casamento? caso não tenha sido ele agora ate fica mal visto por não ter pedido. Ai estas afirmações jornalisticas.
Outra noticia relacionada a que só me dei mesmo ao trabalho de ler o titulo "Irina Shayk pousa com o dedo na boca" uau que noticia importante e empolgante. Ficamos todos muito mais cultos e informados.

Agora perguntam-se vocês porque é que eu ando a ler noticias sobre Cristiano Ronaldo e seus companheiros de aventuras? Pois bem este ano estou com um novo mantra "Para criticar é preciso conhecer" pois tinha um péssimo hábito de criticar só pelo que ouvia dizer, pela imagem pré-concebida que adquiria quer dos outros quer por mim mesma. Por esse motivo tudo o que considere razoavel leio, vejo, provo, cheiro, ouço... percebem a minha ideia, para puder criticar conscientemente.

Pois bem isto leva-me ao proximo e espero último assunto desta noite, pois já me alarguei demais e peço desculpa desde já pelo post gigantesco.
Estes jornalistas de hoje em dia não nada mais do que criticos... toda a gente tem uma opinião é claro mas estes jornalistas esquecem-se que é suposto ser imparciais e não criticar, direccionar o pensamento do leitor, ou observador. Já não bastava a quantidade de criticos que por aí andam a divulgar/caluniar/opinar e dizer-nos o que pensar agora tambem temos os jornalistas a por o dedinho em tudo o quanto é assunto. Pois o que eu digo caros leitores é que com esta cabecinha é que não mexem! Eu penso o que quero (e tenho direito a isso!), faço o que quero, dentro da lei claro, por isso escusam vir para estes lados tentar fazer-me uma lavagem cerebral.

Isto de toda a gente ter uma opinião e querer fazer-se ouvir faz-me lembrar os jornais que todas as personagens do simpson criam em determinado episodio para fazer a sua voz ser ouvida e para não serem controlados pelos media. Acho que hoje em dia é um pouco o que acontece por estes blogs do mundo e acho muito bem que o façam.

Como dizia George VI (Colin Firth) no filme Discurso do Rei "Eu tenho uma VOZ! Eu mereço ser ouvido!"

Cumprimentos
Observadora Incrédula

1 comentário:

Maria M. disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blogue.