quarta-feira, 23 de março de 2011

My Two Cents... em relação ao PEC

Estou cheia de sono mas não podia perder a oportunidade de vir falar sobre isto nesta noite, antes do, a que muitos chamam, "Dia em que o Governo vai cair".

Não quero em nada influenciar partidáriamente ninguem mas não podia ficar calada perante a ignorancia que tenho visto nos ultimos tempos. Peço por isso perdão se de algum modo notarem influências partidárias no meu discurso, mas acreditem que as tentei realmente evitar.

Pois bem... Para quem vive em Portugal ou acompanha o situação politico-financeira deste mesmo sabe que o país esta em crise (desde que me lembro de mim que ouço isto), mas esta é muito pior do que alguma outra vez foi (curiosamente tambem tenho ouvido sempre esta parte, por isso calculo que isto esteja mesmo muito mau). Devido a esta crise o governo, ineficaz, como qualquer outro até então (não tou a criticar o PS ou PSD mas sim os governos e as pessoas que fizeram parte destes) tem tentado implementar leis, acordos, anexos nos decretos, etc. para alterar esta situação, e temos agora, portanto, o PEC. Quem vive tambem por estas bandas sabe (quem não vive fica agora a saber) que o governo foi elegido sem maioria absoluta e não consegue por isso aprovar as variadas "coisas" que tenta ver aprovadas pelo parlamento e assim voltamos novamente ao PEC. Este Programa de Establidade e Crescimento estabelecido pelo governo tem de ser aprovado pelo parlamento antes do mês de março findar, mas esta aprovação tem tardado a chegar.

Ok... Com o facto de os partidos da oposição não concordarem e por isso não aprovarem até percebo e acho muito bem pois estão ali é para falar e lutar por nós, zés-ninguem, mas que continuem a não aprovarem o PEC e a mandar bitaites à espera simplesmente que o governo caía sem fazerem nada para realmente ajudarem e melhorar o PEC... isso é que já não percebo.

Há coisa de semana e meio, a minha geração, a dita geração rasca ou como recentemente adaptada a geraçã à rasca manifestou-se um pouco por todo o país para reclamar aquilo que é seu por direito, melhores condições de emprego e de vida. Não estive lá porque não sou grande adepta de confusões mas apoiei inteiramente a causa e luta. No entanto acho que se desviou um pouco da ideia apartidária inicial pois viu-se muitas influências deliberadas de esquerda naqueles protestos e muitas outras associações que se colaram ao protesto. Agora dizem-me apesar de ser de diferentes bases como tinham a mesma causa fizeram muito bem em juntar-se. Pois bem se fosse essa a razão por que se juntaram não teria nada a dizer mas acho que essas associações aproveitaram simplesmente a manifestação para fazer publicidade à sua causa assim como as dita influências de esquerda. Basicamente muitos dos que lá estavam, estavam simplesmente para puxar a brasa à sua sardinha!
No meio de tudo isto desviei-me um pouco. Vi, li e ouvi algumas pessoas no pré, durante e após do protesto, a pedir a demissão do Exmo. Sr. Eng. Primeiro-Ministro José Socrates (nem imaginam a piada que me deu escrever tudo isto).


Como a maioria deste país estou extremamente descontente com o nosso governo no entanto não podia discordar mais dos pedidos que ouvi. Como é que as cabecinhas pensantes deste país não percebem que neste momento o queda do governo é a pior coisa que pode acontecer?

1º ponto. O nosso país está em tão mau estado que precisa de mão de ferro urgentemente e a queda do governo neste momento só ia fazer com que andassemos todos à balda. Precisamos, asap, de um pouco de estabilidade e de dar tempo para que o processo se concretize. O povo portugues tem um péssimo hábito: gosta muito de se queixar mas não faz nada, querem tudo de bom mas não fazem absolutamente nada. Para quem não percebeu dou exemplo.
No outro dia estava a discutir este pessimo hábito portugues com um professor meu e em certa altura concordamos finalmente em algo: nós queremos maior eficiencia de trabalho e menores horários deste, mas a primeira parte só queremos dos outros porque "eu" já sou bastante eficiente. Nos outros é que está sempre o problema, quando na verdade o trabalhador portugues é, por norma, pessimo trabalhador. Nós queremos queremos e queremos mas dar e dar e dar é que nada e isto é que não pode ser. Para restabelecer um país em tão mau estado é preciso ceder em algo. Eu sei, eu sei... "porque é que não dão os ministros ou os gestores dos bancos, sim aqueles que ganham milhares e acumulam empregos a torto e a direito?" Porque vivemos numa democracia, e num mundo completamente corrupto em que foi e será sempre assim, o pequeno é que sofre.
Agora dirão então mas, observadora incredula, não estas a contrariar-te um pouco? Absolutamente NIM! Os pequenos é que sofrem está claro mas é de esperar mas neste momento é preciso que todos apertemos os cinto e tenhamos consciencia que estamos em crise e que é preciso haver cortes. "ah e tal etou em crise, não posso ir 1 semana para ibiza por isso vou 10 dias para o algarve"

Digo portanto que é preciso termos noção que para pedirmos temos de dar, nos tempos modernos todos sabemos que nada é dado sem algo troca, por isso toca a trabalhar e provar que somos capazes de dar a volta por cima e só com o tempo lá vamos, não podemos esperar milagres de um dia para o outro!

2º ponto e prometo não me alongar.
Neste momento se o governo cair teriamos novas eleições dentro de algum tempo e como se viu nas presidenciais o povo reclama mas nada faz e depois temos mais de metade da percentagem de votantes a abasterem-se. Quero com isto demonstrar que se novas eleições ocorrerem nos proximos tempos os poucos que forem votar vão-se dispersar pelos partidos da oposição com a maioria a, provavelmente, evitar PS e PSD por isso o que aconteceria é que teriamos novamente mais do mesmo: PS ou PSD sem maioria absoluta o que nos deixaria exactamente no ponto em que estamos agora, excepto no tempo disperdiçado e no caos instalado.

Sabem agora dizer-me quais são as minhas influencias partidárias? Se sim digam pois eu não...
Quando, e digo quando pois não me parece que o PEC amanhã seja aprovado, for votar dentro de alguns meses estarei completamente à nora pois quer mudem os candidatos ou não, a merda que fica é sempre a mesma!

Cumprimentos

Observadora Incrédula


eleições

Sem comentários: