quinta-feira, 14 de maio de 2009

Filhinhos da Mamã

Ultimamente tenho-me aprecebido de um facto muito curioso acerca das pessoas nascidas e criadas nesta metropole em que tenho vivido nos ultimos meses. Na verdade isto não tem nada de curioso mas sim irritante e ate preconceituoso.
Mas vamos ao que interessa... cerca de 7 filhinhos da mamã... peço desculpa, pessoas em cada 10 frequentaram um externato em vez de uma escola publica. O que têm de mal as escolas publicas? Eu frequentei várias e considero-me muito bem instruida e com aptidões para mais do que as minhas necessidades académicas. Muitos dizem que as escolas publicas não são seguras, que só la anda a ralé e que os professores não querem saber dos alunos, mas a essas pessoas eu respondo muito prontamente que essas mesmas escolas só estão no estado em que estão porque só as pessoas que não têm posses para pôr os filhos nos externatos permitem que os seus filhos andem numa escola em que a maioria vive em dificuldades. No entanto se gente de todas as classes frequentassem as mesmas escolas, nessas mesmas deixaria de haver apenas a "ralé", as escolas teriam todo o tipo de alunos, o que seria bastante mais benefico pois estes aprenderiam a conviver com todos e não sentirem-se inferiores a ninguem, o que com certeza ajudaria muitos dos jovens que seguem por maus caminhos e faria com que as pessoas se preparassem para viver em sociedade, algo a que nenhum destes (os dos externatos e os das escolas publicas) estão habituados e talvez se vivesse depois num mundo mais socializado. Sei que estou a ser um pouco utópica e que não é assim tão linear mas a verdade é que algo melhor viria desta socialização enquanto pessoas em crescimento.
Já agora... digam-me como é que isto não é preconceito?

Ainda acerca daqueles que argumentam contra as escolas publicas... Os professores interessam-se, os alunos é que não pois se estes mostrassem algum interesse pelo que está a ser transmitido os professores (a maioria) exerceriam a sua profissão com muito mais paixão.


Toda a minha vida frequentei escolas publicas, uma delas com muito má reputação e com alunos com muitos problemas, mas sempre adorei o que nestas vivi e o que aprendi e por isso estarei eternamente grata aos meus professores, por sinal excelentes professores, e aos meus colegas que tambem sempre mas ajudaram e que, espero, tenha retribuido.


Cumprimentos

Sem comentários: