quarta-feira, 6 de maio de 2009

Van Gogh

Segundo uma noticia que li ontem, afinal Van Gogh não cortou a própria orelha num ataque de loucura. Aparentemente foi o seu companheiro de casa, Paul Gauguin (tambem pintor) que farto das constantes discussões com o seu companheiro saiu de casa com a sua trouxa, que continha a sua espada, seguido por Van Gogh. De acordo com estas descobertas, pararam em frente ao bordel que juntos frequentavam e numa discussão Gauguin puxou da espada e cortou a orelha ao seu colega e companheiro que depois a enrolou e entregou a uma prostituta desse mesmo bordel. Nunca mais se voltaram a ver e Van Gogh morreu louco num asilo.

Não é para mal dizer dos mortos mas esta história lembra-me imediatamente um arrufo de namorados e foi por isso, então, que elaborei uma versão do que poderá ter acontecido, tendo apenas uma parte mal compreendida e que deixo aberta a sugestões. Já agora menciono que não se conhece muitos relacionamentos sérios de Van Gogh, sendo que os conhecidos eram relacionamentos impossiveis.

Vincent Van Gogh, famoso pintor, partilhou durante uns meses casa (a casa amarela retratada num dos seus quadros) em Arles com Paul Gauguin tambem pintor. Mantinham uma relação muito turbulenta, cheia de conflitos e segundo dizem Van Gogh esperava mais desta do que uma amizade artistica, o que não interessava a Gauguin. Existem relatos de que enquanto viviam juntos, foram muitas as vezes que Gauguin acordou com Van Gogh perto da sua cama a admira-lo. Farto destas situações ou até duma investida mais agressiva Gauguin resolveu sair de casa e levou consigo todas as suas coisas pondo um ponto final na relação com Van Gogh. Não aceitando este facto, Van Gogh foi atrás dele pedindo para voltar e tentarem terem a relação que este ultimo desejava. Gauguin passou-se e disse-lhe que nunca mais o queria ver, mas Van Gogh não aceitou e agarrou-se em desespero ao seu colega. Este afastou-o e num acto de furia e defesa da sua honra, visto que estavam em frente ao bordel, e puxou da sua espada e num ataque a Van Gogh cortou-lhe a orelha. Vincent enraivecido por este acto de traição e de modo a fazer ciumes a Gauguin (a parte com menos lógica a meu ver) enrolou a sua orelha num pano e entregou-a a uma prostituta (Rachel), mas sem efeito pois Gauguin tomou seu caminho e nunca mais se encontrou com Van Gogh.
Van Gogh depois deste episodio e devastado pela partida e saudades do seu amado nunca mais foi o mesmo. As saudades, o absinto e a dor do amor rejeitado enlouqueceram-no e este foi internado num asilo onde sofria alucinações e se tornou violento. Passado um tempo saiu da clinica e tentou ocupar o seu tempo pintado compulsivamente para esquecer o seu amado, mas sem efeito pois 3 meses depois matou-se com um tiro no peito proferindo nos braços do seu irmão que "a tristeza durará para sempre".

Quero tambem dizer aos meus fieis leitores que nada tenho contra gays, pelo contrario, até acho esta historia muito triste e tenho pena que, se assim tratou, não tenham ficado juntos contra todos os perconceitos da época.
Ainda, se algo assim se passou... Roi-te de inveja Gauguin! Van Gogh é mais conhecido e apreciado do que tu! ihih

Cumprimentos

Sem comentários: