domingo, 17 de abril de 2011

Chocolate

Chocolate.... hummmm, quem não gosta? Poucos são os que não gostam e infelizmente não sou uma dessas pessoas.

No outro dia estava a discutir o que gosto ou não num chocolate e tive de explicar o porque de não gostar de pais natais, chocolates para enfeitar a arvore de natal, coelhos, basicamente qualquer tipo de chocolate que seja oco.
Pois bem, quando era pequena a minha educadora de infância lembrou-se de dizer à minha frente, e eu observadora, como já era nessa altura, ouvi-a atentamente explicar que não comia o mesmo tipo de chocolate que já mencionei porque no ano anterior tinha encontrado uma aranha no seu interior.
1º Quem tem conversas destas à frente de miudos de 4 anos?
2º Na altura gulosa como era ainda comi uns quantos destes chocolates mas examinava cuidadosamente todo o chocolate depois de o partir, mas passado algum tempo deixei realmente de apreciar o sabor. Acho que é uma daquelas coisas que o nosso cerebro faz subtilmente.

Agora que sou um pouco menos ingénua resolvi procurar se era possivel que o chocolate saísse assim das fabricas, e então não é que descobri que é possivel e permitido.

Descobri que é permitido haver até 60 partes de insectos e/ou um pêlo de ratos.
Como é que isto é possivel? Um produto que anda, literalmente, na boca de toda a gente... Que nojo!!! Aparentemente isto acontece porque os insectos nos grãos de cacau que chegam à fábrica nunca são removidos. INACREDITÁVEL!

"Harvesting of the cacao beans occurs in the tropical countries of South America with low sanitation levels. Cacao tree beans are cut and piled in the farmer's field where they ferment for 6 days. During this process, children and adults walk over the piles; insects, rodents, small animals and other living things that make their nests in the piles. Actually the The U. S. Department of Health publishes a book entitled "The Food Defect Action Levels" in which they list unavoidable defects in food (insect, rodents etc.) all allowed by FDA."


Não sei se isto vai fazer com que muitos de vós deixem de comer chocolate, a mim, infelizmente, não fez... (exepto aqueles ocos cujo trauma tenho desde criança). Chocolate sabe demasiado bem para deixar que partes de bichinhos, que não vejo me privem de algo tão saboroso. Se algum dia encontrar um bichinho ou um pelinho que seja visivel aí talvez pondere melhor o assunto. No entanto tenho a dizer que é algo que me surpreende bastante e quando penso no assunto fico um pouco enjoada. Depois admiram-se que as doenças se propaguem tão depressa e que haja tantas doenças e variadas mutações das mesmas.INACREDITÁVEL!


Cumprimentos

Observadora Incrédula

Sem comentários: