segunda-feira, 13 de junho de 2011

Marketing e Perseguições

Na semana passada, ia eu a caminho de casa e passo por um senhor que estava a vender figos no meio da rua que se dirige a mim deste modo: "Oh menina, compre uns figos para emagrecer um pouco".

Não sei o que passou na cabeça daquele senhor que pensou que ao ofender-me me levaria a comprar os seus produtos. Gorda ou não, ninguem gosta de o ouvir da boca de um vendedor no meio da rua a gritar.

Este fim de semana fui às compras à baixa lisboeta com os meus pais e entramos em algumas lojas que fazem uma das coisas que mais detesto e que na maioria das vezes até me fazem sair quase imediatamente do estabelecimento. Entrar numa loja e quase instantaneamente um empregado vir ter comigo e perguntar-me se preciso de ajuda.

Ok, eu sei que a muitas das vezes estão a tentar ser prestaveis ou até obrigados pelas regras do estabelecimento mas é algo que me irrita solenemente!!!! Até percebo que queiram tambem perder o menor tempo possivel e por isso subtilmente e simpaticamente tentem despachar o cliente para fazer uma compra mas comigo e a maior parte dos clientes que por ai andam isso não funciona.

Eu quero ir às lojas e ver o que têm, o que me agrada, o que quero experimentar, levar ou não e não ser logo obrigada a dizer o que procuro pois por vezes nem sei. Não quero tambem que depois de eu dizer que "estou só a ver" (expressão que destesto e não se adequa mas que parece afastar os "predadores" um pouco) continuem à minha volta a ver tudo o que faço e a controlar tudo o vejo.
Gerentes comerciais, pessoas do marketing percebam que se eu quiser algo ou tiver alguma duvida consigo ir ter com os empregados e pedir o que quero por isso não forcem.

Mas este fim de semana presenciei algo mais especifico e ainda mais surpreendente... estavamos nós a ver uma montra de uma loja e um empregado (ou dono não sei bem) vem do fundo da loja até à rua para nos convidar a entrar e ver o interior da loja tambem. Ora isto para além de dar pouca liberdade ao cliente ainda passa uma imagem bastante desesperada que nos afastou logo da loja.

Outra coisa que me irrita bastante e acho inacreditavel que o permitam é os seguranças andarem constantemente atrás de nós e a ver o que agarramos. Mais uma vez percebo que é a função deles mas fazem-me sentir uma criminosa e bastante constrangida e até com um certo medo de fazer um movimento um pouco mais brusco. Apetece-me dizer-lhes que nunca roubei nada (excpto uma ocasional uva no supermercado para provar antes de comprar) e não faço intenções de o fazer por isso deixe-me em paz!

Por fim quero so deixar um recado a vendedores, seguranças, pessoas ligadas ao marketing que por estes lados andem: Deixem-me fazer compras à vontade e nunca me ofendam caso contrario comigo não fazem negócio!

Cumprimentos
Observadora incrédula

Sem comentários: