segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Feriados e Pontes

Numa altura em que vemos alguns dos nossos feriados serem-nos retirados assim como algumas tolerâncias de ponto como a terça feira de carnaval resolvi vir expressar a minha opinião sobre o assunto, ou se preferirem, divargar um pouco.

Apesar de ser uma pessoa extremamente religiosa e que gosta de manter tradições concordo com a retirada destes feriados. É verdade que estes dias, por norma, de descanso, sabem sempre bem mas vendo as coisas com "olhos de ver" como se diz na minha terra, temos demasiados feriados para um país que se vê em grandes dificuldades economicas.

Quanto à tolerância de ponto na terça-feira de carnaval, habitualmente dada pelo governos e privados, já vejo a situação com novos olhos. Nesses dias muitas pessoas se deslocam a festas e paradas carnavalescas o que impulsiona o comercio local em locais caracteristicos dessas festividades. No entanto tambem percebo a parte do governo, que caso desse tolerancia seria hipocrita pois retirava-nos dias aos quais temos direito pela lei e dava-nos um dia sem grande importancia.

Esta terça-feira de carnaval leva-me ao tema que realmente me deixa incrédula: PONTES! Mas que raio é uma ponte e porque é que todos acham que têm direito a tal? Para alguem que por ai esteja que não saiba ao que me refiro, uma ponte é quando um feriado calha a uma terça ou quinta feira, dando oportunidade ao trabalhador ou estudante de ter uma tolerancia na segunda ou sexta feira permitindo assim juntar, ou fazer uma "ponte" entre o feriado e o fim de semana, originando um fim de semana prolongado.
Pois bem... sou completamente contra pontes!! Não sou contra a ideia de que se um trabalhador quiser um fim de semana prolongado, numa ocasião anteriormente mencionada, não o possa fazer, simplesmente não concordo com a ideia de exigir isso por parte do seu empregador, quer seja publico ou privado. Com isto quero dizer que se querem um fim de semana prolongado, que tirem férias!!! É para isso que servem os dias de férias a que se tem direito e assim deixa de "sair do bolso" do estado ou patrão!

Cumprimentos
Observadora Incrédula

Sem comentários: