sábado, 22 de dezembro de 2012

Boa Educação

Não vou estar aqui com o que já toda a gente sabe... ah e tal os jovens hoje em dia não têm educação nenhuma. Não discordo, sinceramente, mas hoje venho falar da faixa etaria contraria.

As pessoas mais velhas gostam muito de reclamar das gerações mais novas mas verdade seja dita algumas, ultimamente não poucas, destas mesmas pessoas tambem perderam o habito da boa educação. Os meus pais sempre me ensinaram que cumprimentar uma pessoa com um Bom Dia ou Boa Tarde é de "bom tom", agradecer quer nos possam ajudar ou não também e até dizer se faz favor quando pedimos algo (quem diria, hã?) 

Cada vez mais vejo idosos cujas maneiras de bom tom se foram perdendo e chegam mesmo até a ser desagradaveis. Não sei se é por acharem que têm o rei na barriga mas lá por eu ser mais nova não quer dizer que não mereça respeito ou que sejam bem educados para comigo.

Teria muitos exemplos mas o mais recente e que tem acontecido muitas vezes é o seguinte. Tenho por hábito ir tomar café aqui pertinho de casa sempre ao mesmo sitio e hoje quando lá cheguei como estava um senhor a ser atendido, esperei pela minha vez, assim como uma senhora atrás de mim. Nisto chega um senhor nos seus 80 anos e mete-se à frente na fila que se vai formando no pequeno balcãozinho como se aquilo fosse tudo dele. A rapariga que está a atender que ja tinha reparado que eu lá estava (já me conhece) perguntou-me directamente a mim o que eu desejava e antes que eu pudesse responder o senhor idoso pede logo o seu café e olha para mim muito indignidado quando eu faço o meu pedido. Eu nem queria acreditar nesta tamanha falta de respeito... ele estava a ser mal educado e eu é que levava com olhares reprovadores. A rapariga simpática, como sempre, riu-se e encolheu os ombros como que a dizer... o que se pode fazer e fez os dois pedidos ao mesmo tempo.

O que é que se pode fazer? Ter respeito pelos demais! Eu só não disse nada por respeito à sua idade, pois sempre me ensinaram a tratar bem toda a gente mas os mais velhos com especial respeito. Acho que neste momento são os idosos que tem de aprender a tratar melhor os jovens. Sempre ouvi dizer que se queres respeito, tens de dá-lo também! O pior é que esta falta de educação nota-se cada vez mais nos idosos um pouco por todo o lado, na farmacia, no autocarro, no supermercado, nas lojas.. enfim é geral assim como a dos jovens.

Ahhh nem vou entrar na parte em que Sr. Educadinho tresandava a urina!

Sejam bem educadinhos,
Cumprimentos
Observadora Incrédula

Sem comentários: